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Embora toda organização tenha de lidar, em maior ou menor grau, com desavenças e atritos internos, muitos líderes e administradores ainda têm dificuldade em exercer uma boa gestão de conflitos em seu negócio.
Isso é algo perigoso, uma vez que antagonismos mal gerenciados podem afetar a produtividade, o clima organizacional e a qualidade dos resultados de uma empresa.
Mas quais são os passos para elaborar estratégias para uma boa gestão de conflitos? Elencamos algumas dicas que podem ajudar você a gerenciar esses atritos com maior eficiência:

Reconheça as divergências existentes

O primeiro passo para a elaboração de qualquer planejamento focado em gestão de conflitos é reconhecer a existência desses antagonismos.
Um conflito não precisa ser algo externado de forma clara e pode crescer à medida que processos vão se desenvolvendo. O importante é identificar como e onde eles podem surgir, se já estão evoluindo e quais as possíveis maneiras de controlar a situação.
Lembre-se de que um conflito gerado por problemas organizacionais é diferente de um atrito pessoal. Por isso, é bom ter em mente as diferentes estratégias de resolução para cada um.

Conheça seus colaboradores

As equipes de qualquer organização são constituídas por pessoas com vivências e pontos de vista distintos. Em algum momento, esse choque de personalidades pode levar às desavenças.
Entretanto, quando se conhece as características de cada um, fica mais simples mediar e evitá-las. Para uma boa gestão de conflitos, é essencial se aproximar de equipes e colaboradores, conhecer seus objetivos profissionais e até seus gostos fora do trabalho.
Assim, é fundamental promover diálogos respeitosos e até estreitar a relação de confiança com esses profissionais.

Atue como um líder responsável

Embora a gestão de conflitos possa ser designada ao time de Recursos Humanos, muitas vezes é o líder de uma equipe ou setor que precisará tomar decisões para mitigar o surgimento de atritos.
Justamente por isso, ele deve assumir essa responsabilidade e acompanhar a resolução de desavenças. Com seu conhecimento sobre processos e o perfil de seus colaboradores, um líder poderá encontrar as melhores soluções para evitar conflitos.

Investigue os problemas a fundo

Qualquer desavença pode ter várias versões sobre sua origem. Por isso, é importante conversar com todos os envolvidos e estudar a fundo os argumentos de cada um. Desse modo, é possível identificar a causa real da questão.
Quando isso for feito, deve-se ter calma e escutar atentamente o que cada parte tem a dizer. Esse processo é essencial para definir a resolução do problema e garantir que nenhum dos envolvidos se sinta prejudicado.
Além disso, uma investigação da origem de um conflito pode auxiliar lideranças a evitarem que embates parecidos voltem a acontecer.

Repasse o propósito da organização

Uma forma de administrar conflitos e impedir que eles se formem é ter toda a equipe alinhada junto de um mesmo objetivo. Por isso, vale realizar reuniões para repassar as missões, os valores, os objetivos e as metas da organização.
Quando todos estão alinhados em torno de um mesmo propósito, com uma cultura empresarial bem definida, os atritos diminuem e os colaboradores se sentem mais abertos para trocarem ideias e perspectivas.

Seja transparente

Os integrantes de um time muitas vezes se espelham nas atitudes e posturas daqueles que os lideram. Por isso, o líder deve ser transparente com sua equipe em torno dos processos, das questões que causam incômodo, mas também dos resultados positivos.
Desse modo, os colaboradores seguirão uma conduta similar e procurarão ser francos sobre aquilo que os deixa desconfortáveis. O líder terá melhor controle das possíveis desavenças e poderá tomar as melhores atitudes.

Incentive a comunicação

Um passo essencial em qualquer estratégia para uma boa gestão de conflitos é criar um espaço para que os colaboradores de uma equipe dialoguem entre si. Quando isso acontece, eles poderão expressar com mais franqueza seus pontos de vista uns com os outros.
A comunicação torna-se assim um elemento-chave tanto para prevenir como para resolver atritos. Ela também abre caminho para o aumento da colaboração entre diferentes áreas.
Vale ressaltar que os líderes devem prezar pelo respeito em toda comunicação. Qualquer tipo de diálogo ofensivo deve ser reprimido e desencorajado, mas críticas construtivas devem ser vistas como algo natural do processo de trabalho.

Coloque prazos para a resolução

Durante o gerenciamento de conflitos, é necessário determinar prazos para encontrar uma solução para tais problemas. Ao definir uma data limite é possível dar a atenção devida ao atrito gerado e traçar planos de ação.
Entretanto, esses prazos não devem ser vistos como imposições para que a resolução encontrada não seja vista como injusta pelas partes envolvidas. Às vezes, a decisão mais fácil e rápida não é a melhor, de modo que pode ser necessário rever as estratégias para conseguir alcançar um desfecho realmente eficiente.

Realize reuniões de feedback

Feedbacks são formas de motivar o diálogo entre colaboradores. Por meio deles é possível incentivar o crescimento de um profissional e indicar eventuais problemas em sua postura.
Quando um feedback é construtivo, ele ajuda a evitar conflitos e melhora todo o clima organizacional, com o colaborador se sentindo mais motivado e valorizado.