Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Se preferir, informe quais cookies você permite utilizarmos clicando aqui.

Política de Cookies

Cookies são arquivos que auxiliam no reconhecimento do seu acesso ao site. Para personalizar e melhorar sua experiência, sugerir conteúdos de acordo com seu perfil, e facilitando a navegação de forma segura. Abaixo, temos a descrição de quais são os tipos de Cookies que usamos . Caso tenha dúvidas, acesse a nossa Política de Privacidade.

Tipos de Cookies que usamos

Essenciais

Estes cookies são imprescindíveis para a operação do site. A opção de usá-los vem selecionada por padrão, pois sem eles, a navegação fica comprometida e você não consegue aproveitar algumas funcionalidades básicas que o nosso site oferece.

Escola Aberta do Terceiro Setor

Cursos

Blog

Link copiado para área de transferência

Para fazer essa ação você precisar estar logado na plataforma.

Para que muitos negócios tenham sucesso, é indispensável que o time comercial adote um procedimento eficiente e bem delimitado para a realização de uma venda.

Obviamente, o sucesso para tal objetivo abrange diversos fatores. O produto oferecido, a competividade do mercado e o comportamento do consumidor são elementos que devem ser avaliados.

Entretanto, há algumas etapas que fazem parte de todo processo de venda e conhecê-las é essencial para a criação de estratégias eficientes em qualquer negócio.

O que é um processo de venda?

Trata-se de uma série de passos que os profissionais e times da área comercial podem seguir para conduzir potenciais clientes a efetuarem a compra de um serviço ou produto. Entender as fases desse procedimento ajuda na construção de uma boa relação com o consumidor e o faz ter uma experiência prazerosa com uma marca ou empresa.

A metodologia pode variar de acordo com o modelo de um negócio e deve ser adaptada ao perfil do público. Entretanto, é possível elencar as etapas mais comuns desse processo, sendo elas:

Prospecção

O estágio inicial de qualquer processo de venda é encontrar o cliente ideal. Nessa etapa, deve-se identificar os hábitos de consumo, os canais mais utilizados e as necessidades do público para construir ações com o objetivo de “fisgar” o consumidor para um negócio.

Quando se tem sucesso na atração do público, faz-se necessário qualificá-lo, ou seja, identificar quais pessoas realmente estão interessadas no produto vendido e quais são apenas “curiosos” no meio.

Apresentação

Com os clientes qualificados, entra a fase de apresentação. Nesse momento, um vendedor precisa demonstrar as qualidades de seu produto ou serviço, mas também ouvir as dúvidas do cliente e mostrar como é possível ajudá-lo. Parece uma etapa simples, mas é vital para manter o interesse do consumidor.

Abordagem

Somente na etapa de abordagem se inicia a ação de venda, ou seja, busca-se de fato fazer com que uma pessoa adquira o produto. É importante utilizar bons argumentos a fim de atestar que o item oferecido pode solucionar os problemas do consumidor.

O cliente deve ter a noção de que estará fazendo um bom negócio ao fechar uma compra e os procedimentos de abordagem devem ser adaptados à personalidade do indivíduo.

Proposta

Com apresentação e abordagem realizadas, chega o momento de efetuar a proposta de venda. Deve-se ressaltar todos os benefícios da oferta e explicar quais serão as formas de pagamento para que o cliente não tenha dúvidas do que está obtendo.

Negociação e fechamento

vendedora de loja atendendo cliente

Algumas vezes, pode ser necessário melhorar a proposta oferecida. Vale então iniciar um processo de negociação para incentivar a finalização da compra de modo que o cliente sinta que saiu em vantagem. Caso o processo seja eficiente, passa-se para a etapa de fechamento, com a reavaliação da oferta final.

Pós-venda

Um processo de venda nem sempre termina após o fechamento. Em muitos casos, são elaboradas estratégias de pós-venda para manter contato com o cliente e melhorar a reputação do negócio.

A qualificação do time no processo de venda

Vale dizer que o sucesso de um processo de venda não depende apenas do conhecimento de suas etapas. É necessário ter um time bem capacitado e preparado para abordar o cliente de forma correta em diferentes meios de comunicação.

A Fênix Educação busca oferecer capacitação para profissionais da área comercial com o curso de Vendas. Trata-se de uma qualificação que aborda técnicas de planejamento, negociação e conceitos sobre comportamento do consumidor para tornar os profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.