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Entenda como a discussão sobre diversidade e inclusão tem aumentado e conheça 5 benefícios para o mundo corporativo.
Os termos diversidade e inclusão têm permeado muitas discussões no âmbito social. Com isso, a pauta vem ganhando espaço também no meio corporativo.
Os times de recursos humanos estão se preocupando cada vez mais em promover inclusão e construir ambientes organizacionais com maior equidade entre os colaboradores.
Entretanto, o que torna de fato uma empresa diversa? E quais são os motivos que têm levado as organizações a investirem em diversidade? Entenda mais sobre essas questões a seguir:
Para compreender melhor esse tema, o primeiro passo é entender que esses dois termos possuem significados distintos.
Falar sobre diversidade é tratar sobre características únicas de um indivíduo. Idade, etnia, gênero, orientação sexual são traços individuais de uma pessoa e que interferem diretamente em sua vivência na sociedade.
A inclusão, por sua vez, diz respeito à adoção de técnicas para criar locais mais diversos e propícios a diferentes olhares. Pensar em ambientes inclusivos é elaborar estratégias que permitam que pessoas com as mais variadas experiências se encontrem em lugares em que seus pontos de vistas sejam respeitados e incentivados.
Desse modo, os dois termos estão interligados. Para conseguir estimular a diversidade dentro das empresas, é preciso primeiro pensar em ferramentas de inclusão.
Com o avanço da agenda ESG, empresas e organizações têm investido mais em técnicas de inclusão. A diversidade inclusive tem sido usada como estratégia de crescimento.
Isso porque ter um ambiente de trabalho diverso melhora a imagem de uma empresa tanto para seu público final como para seus colaboradores. Muitos talentos disponíveis no mercado querem trabalhar em locais que estimulem a pluralidade de ideias, algo que só é possível em ambientes inclusivos.
Entende-se que organizações diversas são aquelas que, a todo momento, investem em estratégias para criar ambientes com uma alta variedade de profissionais.
Suas equipes são formadas por pessoas de diferentes etnias, formações, idades, gêneros e vivências. Também é estimulada uma presença maior de mulheres e pessoas não brancas em posições de liderança com o objetivo de promover igualdade de oportunidades e inovações corporativas.
Algumas organizações de destaque no mercado nacional já estão investindo em ações de inclusão para tornar plural o seu quadro de colaboradores.
A Magazine Luiza, por exemplo, possui um programa de trainee para pessoas negras focado em aumentar a diversidade racial. Recentemente, o Mercado Livre também iniciou um processo seletivo centrado em profissionais com mais de 40 anos. A empresa ainda disponibilizou vagas para pessoas com deficiência e membros da população LGBTQIA+.
Além de estimular um ambiente plural e aberto a diversos pontos de vista, a diversidade pode trazer outras vantagens a um negócio que justificam o investimento em estratégias de inclusão. Entre eles, é possível citar:
A pluralidade de ideias e um alto repertório cultural são essenciais para a elaboração de estratégias mais criativas. Quando se abre espaço para que as visões de mundo sejam discutidas, é possível desenvolver projetos realmente inovadores e que algumas vezes atendem melhor às necessidades de um determinado público-alvo.
Colaboradoras mulheres, por exemplo, podem trazer valiosas considerações sobre o desenvolvimento de produtos para o público feminino. Da mesma forma, ter pessoas negras em uma equipe facilita a elaboração de projetos focados nessa população.
O estímulo à diversidade é fundamental para a promoção de um clima organizacional mais harmônico. Afinal, quando colaboradores de diferentes vivências são incluídos em uma equipe com maior diversidade, eles se sentem mais acolhidos e valorizados.
O ambiente diverso, respeitoso e empático também permite que outros profissionais tenham em contato com novas filosofias e formas de ver o mundo. Trata-se de algo essencial para reduzir conflitos internos e proporcionar que as ideias surjam de forma natural.
Com a melhora do ambiente organizacional, os colaboradores sentem-se mais valorizados e empenhados em suas atividades. Isso proporciona um retorno mais satisfatório no engajamento de todos, além de contribuir para o desempenho das equipes em geral.
Importante dizer que ambientes como esse também reduzem a rotatividade de profissionais. Tal fato ocorre porque os times se tornam mais comprometidos com os valores e as missões das organizações nas quais trabalham.
Organizações que realizam estratégias de inclusão melhoram sua reputação dentro do mercado em geral. O reconhecimento social que elas alcançam é capaz de atrair novos clientes que acreditam na necessidade dessas ações.
As pessoas se conectam a marcas e instituições graças a seus valores. Estimular a igualdade e a construção de ambientes diversificados é uma forma de contribuir para essa identificação do público e tornar-se mais forte no mercado.
Por outro lado, a falta de preocupação com esses assuntos pode ser prejudicial para uma empresa. Além de sofrer para conquistar novos clientes, ela também pode apresentar dificuldades para conseguir atrair a atenção de profissionais bem capacitados para seu quadro de colaboradores.
É o que aponta uma pesquisa da empresa de consultoria McKinsey & Company. Segundo o estudo, negócios que investem em diversidade de gênero apresentam rendimentos 15% superiores à média de um setor. As estimativas sobem para 35% no caso de organizações com diversidade racial.
Os motivos para essa melhora no lucro são diversos: além da facilidade para superar desafios com base em diferentes pontos de vista, há o fortalecimento da marca perante a sociedade.
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